domingo, 1 de junho de 2014

Isaque - Semeando na terra que Deus mandou

 
"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto."
João 12: 24.
O trigo é o símbolo do cristão aqui. O grão de trigo precisa cair na terra e em seguida morrer. Nós precisamos cair na terra diante da cruz, em seguida morrer e seguir Jesus. Tem trigo que quer ficar guardadinho, quietinho, quentinho no celeiro. O trigo tem que ir para a terra. E morrer. Renunciar à sua própria vida.
"Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual."
1 Coríntios 15: 43-44.
Semeia a fraqueza. Nós somos fracos mesmo. Reconheçamos isso. Mas não usemos isso como desculpa para não semear-se a si mesmo no terreno do reino de Deus. Semeia a tua fraqueza, Deus fará surgir em poder. Semeia o natural, o sobrenatural Deus fará. Não espere ter superpoderes para começar a fazer algo. Mas entregue sua fraqueza para Deus.
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos."
Gálatas 6: 7-9.
Não vos enganeis: Não engane a si mesmo. Pois esse é o maior de todos os enganos. De Deus não se zomba. Ou seja, Deus estabeleceu uma lei chamada “A lei da colheita da semeadura”. A qual condiciona a cada pessoa a fazer a colheita daquilo que plantou. Se plantar no terreno da carne a colheita virá em destruição, corrupção, sofrimentos de toda a sorte. Todo dia temos diante de nós dois terrenos. Podemos dizer que à esquerda está o terreno da carne e à direita o terreno do Espírito. O terreno da carne é convidativo, amplo, visível, maravilhoso. E como é fácil plantar no terreno da carne. É só jogar a semente assim por cima da terra mesmo e ela nasce sem dificuldades. Depois nem precisa cuidar, ela cresce e frutifica por si mesma. É só deitar e rolar, é só sair e curtir a vida que já está semeando no terreno da carne. É só não fazer nada de útil ou produtivo que já está plantando no terreno da carne. As sementes do mal brotam e crescem rapidamente. Mas você olha para o terreno do Espírito, lhe parece uma terra árida, seca, lhe parece um verdadeiro deserto. Difícil de cavar, difícil de trabalhar. Tem que regar o solo com lágrimas. Cultivar o solo e depois vigiar, cuidar, guardar. No hebraico se diz que o homem deve servir a terra e não explorá-la. Servir o terreno do espírito.
"Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava."
Gênesis 26: 12.
Isaque recolheu a cem por um porque o Senhor o abençoava. O terreno do Espírito conta com a bênção do Senhor.
"Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um."
Mateus 13: 8.
A semente que é plantada na boa terra pode produzir a 30, a 60, ou a 100 por um. A colheita resulta de algumas variantes no decorrer do período e do processo de gestação e desenvolvimento da semente em fruto.
"A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa."
Marcos 4: 28-29.
A terra por si mesma frutifica, porém há o trabalho constante do lavrador em cuidar, arrancar as ervas daninhas, espantar os predadores. De forma que o resultado final depende de alguns cuidados. Mas quando algo produz a 30 por 1 é um resultado ótimo. Algo dado por terminado, completo. Cumpriu cabalmente o seu propósito, não é necessário acrescentar mais nada. Está bom. Quando algo produz a 60 por 1 é o máximo da capacidade humana. É quando o ser humano empenhou todo o seu esforço e dedicação. Superou-se a si mesmo e a todas as adversidades. Quando algo produz a 100 por 1, aí é só Deus. É o milagre de Deus. É o superlativo de Deus.
"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna."
Mateus 19: 29. Almeida Revista e Corrigida.
Recolher a cem por um é a forma de Deus abençoar.
"Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,"
2 Coríntios 9: 8.
Deus pode nos abençoar, sempre e em tudo com ampla suficiência. Não haverá necessidade de mendigar nada.Não haverá necessidade de carecer de ajuda. Deus pode. Mas por que muitas vezes isso não se dá. Isso não ocorre. Porque geralmente falta ao ser humano duas coisas. O semear e a fidelidade com Deus. Deus pode nos abençoar para que superabundemos em toda boa obra. Esse é o propósito de Deus. Precisamos estar ligados a esse propósito.
"E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura, com abundância também ceifará."
2 Coríntios 9: 6.
É necessário semear as sementes certas em cada área da vida e não poucas. Porque semear também é colocar todas as coisas à disposição de Deus.
"Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja."
Gênesis 26: 13-14.
A prosperidade, o crescimento de um filho ou filha da promessa invariavelmente desperta inveja, ciúme, perseguição, críticas sem fundamento.
"O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos."
Provérbios 14: 30.
Uma tradução melhor, mais próxima do original diz na primeira parte desse versículo assim:
O ser interior curado é a vida do corpo. Nós precisamos ser curados para poder agüentar e suportas todos os ataques que sofremos. Temos que estar preparados para o levante de pessoas próximas, sem sermos abalados por isso. O primeiro passo é atentar sempre para essa possibilidade real. De que alguém bem próximo pode ser o agente usado por satanás. O segundo passo é ter o ser interior curado.
"Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins."
Tiago 3: 16.
Não sejamos nós os autores da inveja e dos sentimentos de facção, de divisão. De forma alguma. Tenha o ser interior curado também dessas coisas.
"Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros."
Gálatas 5: 26.
Não se deixe possuir de vanglória – ponto de vista, uma opinião, um achismo destituído de riqueza espiritual. Destituído de fundamento. Mas os filisteus também representam inimigos espirituais. Você pode sentir uma pressão mental e espiritual o que acarreta atém uma fadiga física, quando alguém tem algo contra você. Você sente a luta. Porque quando surge assim uma ocasião oportuna os demônios são aproveitadores de situações e entram imediatamente naquilo. É interessante a história dos filisteus. Eles vieram de uma ilha no mar mediterrâneo e ocuparam aquela estreita faixa de terra litorânea, mas não pretendiam ficar ali, pretendiam avançar mais. Ali se deu o nome de Filístia que significa terra de habitantes temporários. Mas eles construíram uma cidade chamada Gerar que se significa alojamento e literalmente se alojaram ali. Estavam de passagem, mas encontraram um lugar aconchegante e foram ficando. Trazendo isso para uma aplicação espiritual significa que se na vida de alguém houver um lugar propício, um lugarzinho aconchegante, um verdadeiro alojamento para filisteus eles vão ficar. Se no coração houver um sentimento que Deus não aprova, ali se torna um alojamento propício. Não permita construir-se alojamentos espirituais em sua vida. A palavra inveja é proveniente de uma raiz que significa corromper, destruir, contaminar, o que encerra em si mesma um certo poder contrário ao que é de Deus.
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas"
2 Coríntios 10: 4.
Necessário é travar uma batalha espiritual. Com armas espirituais e poderosas em Deus para destruir as fortalezas mentais. Um pensamento ou sentimento de inveja é uma fortaleza cheia de filisteus dentro que foi estabelecida no coração de uma pessoa. Sofismas é algo expresso pela consciência que vai contra os princípios da fé cristã. É uma fortaleza que tomou a consciência de uma pessoa.
"E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra."
Gênesis 26: 15.
A inveja pode entulhar os poços. Fontes obstruídas. Tentam impedir o teu acesso às águas. À fonte.
"Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós."
Gênesis 26: 16.
Abimeleque é um título de rei dos filisteus. Assim como Cezar para os romanos. Faraó para os egípcios. Espiritualmente aplicando, Abimeleque constitui um principado. Mas ele diz inconscientemente uma verdade acerca do filho e filha da promessa. És muito mais poderoso do que nós. Que grande verdade. Você Isaque – filho e filha da promessa. Você é muito mais poderoso do que abimeleque e todos os filisteus. O que acontece sempre é que você é enganado até para não perceber atentar e fazer uso do poder de Deus que está acessível para você. Outra coisa que acontece também é que muitos filhos e filhas da promessa são preguiçosos e negligentes em buscar o poder de Deus.
"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;"
Efésios 6: 10-11.
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."
Tiago 4: 7.
É necessário oferecer resistência. Se levantar como um muro de bronze. Ficar firme contra todas as ameaças, ciladas e tentativas do inimigo. A sujeição a Deus é o primeiro ponto importante, mas não para aí. É preciso levantar-se e combater o inimigo.
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário