domingo, 1 de junho de 2014

Isaque - Cavando Poços e Encontrando Água

 
 
"Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou."
Gênesis 26: 17.
Habitar no vale? Isso era uma loucura. O vale era um local desprotegido. Sujeito a invasões.
Mas havia um tesouro no vale que valia a pena correr os riscos. No vale havia poços.
"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Romanos 8: 28.
"E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto."
Gênesis 26: 18.
Isaque se pôs ao trabalho – desentulhar os poços e tomar posse deles. Desentulhe os poços entulhados. Limpa o caminho das águas. Abra novamente os caminhos da fonte. O que é isso também. Isso é restabelecer a comunicação viva com Deus.
"Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente."
Gênesis 26: 19.
Cavaram um poço novo e encontraram um tesouro. Todos os outros poços eram comuns. Ou seja cavava-se e esperava-se a água juntar devagar no fundo do poço. Mas esse poço novo era um poço de água nascente. Ou seja, o manancial de água estava preso sob o solo rochoso, quando eles cavaram furando a pedra a água começou a jorrar rapidamente. Então nós temos os poços antigos para desentulhar e os poços novos para cavar.
"Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos."
Jeremias 6: 16.
As veredas antigas são os poços de Abraão. O fundamento da fé e da obediência total a Deus. São veredas antigas que jamais podemos deixar de andar por elas.
"Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,"
Hebreus 10: 19-20.
O novo e vivo caminho é poço novo de água nascente. De águas vivas, de águas que fluem. Entrar no Santo dos Santos, nas presença de Deus, ter contato com a Glória de Deus. Entrar com confiança é beber dessa fonte de poder.
"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva."
João 7: 38.
A presença de Deus tem que ser sentida, tem que estar presente e viva em nosso interior. Quando o povo que saiu do Egito peregrinava no deserto. Deus os sustentou de várias formas. Deus mandou moisés ferir a rocha para sair água. E assim se fez. Mas em outro momento que também faltava água Deus os mandou, que eles mesmos cavassem um poço.
"Dali partiram para Beer; este é o poço do qual disse o Senhor a Moisés: Ajunta o povo, e lhe darei água.  Então, cantou Israel este cântico:  Brota, ó poço! Entoai-lhe cânticos!  Poço que os príncipes cavaram,  que os nobres do povo abriram,  com o cetro, com os seus bordões.  Do deserto, partiram para Matana."
Números 21: 16-18.
Nobres – voluntários / generosos / cujo coração é inclinado a fazer algo, disposto. Abriram o poço com cetro e com bordão. Cetro – decreto. A ordem de Deus. Bordão – a confiança da pessoa. Deus mandou abrir o poço exatamente num lugar determinado. E a pessoa então acreditou e confiou que ali daria água. Porque muitos abriam poços, mas não dava água. Ou dava água amarga, água com salitre, ou betume. Todos os poços que Isaque cavava dava água. Você precisa cavar poços na terra. Nesta terra aonde estás porque embora a sequidão domine a terra é Deus Quem te dará a água da vida.
"Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele."
Gênesis 26: 20.
Levantaram uma contenda, uma discussão. Mas Isaque não ficou discutindo. Isaque deixou imediatamente o poço dos problemas e cavou outro.
"Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna."
Gênesis 26: 21.
Contenderam novamente, e agora de uma forma mais grave.  A palavra sitna – que significa inimizade e acusação é oriunda da palavra satan. O objetivo de satanás é agravar as situações por meio de uma contenda, uma discussão e transformar isso numa ferrenha inimizade.
"Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o Senhor, e prosperaremos na terra."
Gênesis 26: 22.
O que Isaque fez? O original de partir é avançar, prosseguir, ir adiante. E cavou outro poço. Não se canse de cavar poços. Não pare de cavar poços. Não desista de cavar poços. Ainda que contendam contigo. Ainda que te acusem e procurem inimizade. Ainda que entulhem teus poços, não desista desse negócio porque esse negócio de cavar poços na terra é de Deus. Reobote – lugar amplo e espaçoso. Isaque alcançou a liberdade na persistência, na perseverança de continuar firme, lutando, e nunca desistindo de cavar seus poços. Quer alcançar a liberdade sobre tudo o que te persegue? Prossiga, avance, vá mais adiante, cave mais fundo, cave um novo poço e encontre a água da vida.
"Dali subiu para Berseba."
Gênesis 26: 23.
Quando alcançamos a liberdade, não usemos a liberdade para ir a qualquer lugar. Mas lancemos mão dela para subir. Isaque subiu vencedor.
"Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo."
Gênesis 26: 24.
Quando decidimos subir, o Senhor confirma Suas promessas.
"Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço."
Gênesis 26: 25.
Levantou um altar. Há três tipos de altar. O altar do sacrifício da carne – a morte da carne, a renúncia. O altar do incenso – a adoração. O louvor. As ações de graças. O altar dos pães da proposição – a entrega de si mesmo, e a oferta de coisas materiais. Invocou o nome do Senhor. Invocar é dirigir-se a uma pessoa ao encontrá-la. Isaque armou a sua tenda – armar a tenda é colocar a casa em ordem. E fazer um convite para Deus habitar contigo. E depois de tudo isso Isaque cavou mais um poço.
"De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.  Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?  Eles responderam: Vimos claramente que o Senhor é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.  Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do Senhor.  Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.  Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz."
Gênesis 26: 26-31.
Então aconteceu algo. Os inimigos de Isaque viram o agir de Deus na vida de Isaque e temerosos trataram de fazer uma aliança. “Vimos claramente que o Senhor é contigo. Tu és agora o abençoado do Senhor”.
"Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água."
Gênesis 26: 32.
Não importa aonde vá, cave o poço, encontre a água. Mas o interessante disso tudo é que cada vez que contendiam com Isaque, ele se levantava e ia um pouco “mais longe”, esse mais longe porém, é cada vez mais longe de Gerar e cada vez mais perto da terra prometida. Significa que cada contenda, cada acusação do inimigo fazia com que Isaque voltasse pra casa. E esse é o maior propósito de Deus na vida do ser humano.
‘Volte para a casa do Pai, volte para o reino do Pai, volte para os braços do Pai’

Nenhum comentário:

Postar um comentário