segunda-feira, 22 de junho de 2015

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.



Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Esse é o testemunho da vida do Apóstolo Paulo em
(II Timóteo 4: 7)

Somos seres humanos, somos seres criados por Deus. Somos pessoas dotadas de capacidades incríveis. Inteligência, percepção, força de vontade. Temos todos os atributos de um vencedor.
Somos chamados e fomos escolhidos por Deus, temos uma missão nesta vida, uma missão a cumprir nessa terra. Não existimos por acaso, não estamos à deriva, relegados à insignificância.
Somos chamados e estamos capacitados para terminar a missão, para chegar ao fim da carreira consciente do propósito cumprido, sem ter deixado nada a desejar, sem ter fugido de batalha alguma, sem ter perdido a coroa, o escudo ou a espada. E poder dizer com grande entusiasmo e convicção como o apóstolo Paulo disse:
-“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

Que maneira gloriosa de terminar a existência aqui nessa terra. Que testemunho de vida cristã!
Combati o bom combate – não fugi da luta, enfrentei todas as batalhas, ainda que os inimigos fossem mais fortes, ainda que o cansaço fosse avassalador, ainda que tudo estivesse contra mim – combati o bom combate.
Acabei a carreira – fiz tudo o que me estava proposto, tudo o que chegou às minhas mãos para eu fazer, dei conta. Terminei a minha tarefa. Não deixei passar nada, não deixei nada para traz.
Guardei a fé – todos os recursos se foram, a saúde, a força física, até mesmo a liberdade. Mas a fé está guardada num lugar que o ninguém pode roubar.

Mas quantos de nós, cristãos, seguidores de Cristo, semelhança e imagem do Deus vivo, ao invés de termos a missão cumprida, a temos como missão comprida demais para darmos conta. Missão comprida demais para as nossas forças, para as nossas dependências e eficiências.
Ao invés de guardar a fé, guardam o rancor e a amargura de terem sido vencido e impedidos por alguém ou alguma coisa. Ao invés de acabar a carreira, de terminar a carreira, muitos acabam com a carreira, a malogram, a naufragam, a enterram de várias maneiras. Ao invés de combater o bom combate, se entregam no primeiro combate ao combatente inimigo.

Sei que não é fácil levar avante um plano, mas venha cá, o plano é de Deus, a obra é Dele. Ele já calculou o custo e sabe que dá pra executar muito bem. Por que então, não cumprimos a missão que nos é colocada nas mãos? Por que ao invés de cumprir, a “encompridamos”, procrastinamos, negligenciamos, passamos a bola para outro, e esperamos que outro faça, desculpando-nos a nós mesmos e nos conformando com a mediocridade dessas e de tantas outras desistências?
Chega de desculpas feitas de farrapos.

Esforcemos, combatemos o bom combate. Com todas as forças, com garra, com unhas e dentes, ou se preferir, com perseverança e determinação. Mas Cumpramos a missão que nos é confiada. Pois ainda que ela pareça ser comprida demais, Deus já proveu tudo o que precisamos para cumpri-la com eficiência. 

A sua missão não é comprida demais para as tuas forças, para o teu tempo, para a tua capacidade. Ela pode ser perfeitamente cumprida dentro do tempo e da vontade de Deus.

Missão comprida ou missão cumprida?  A escolha é toda sua.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário